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    Programar o FMC

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    AVG158

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    Programar o FMC

    Mensagem  AVG158 em Sex Ago 14, 2009 12:44 am

    Meus caros, eu peguei no Boeing 737-700 da PMDG e programei um pequeno voo de Luanda para Lusaka, para ilustrar como se programa um voo no FMC!!!

    Pos entao aqui vai:


    1- Estas sao chamadas as LK (Left Keys) e elas sao 6 por entao recebendo os nomes LK1,LK2,LK3,LK4,LK5,LK6 sendo a LK6 o campo onde os dados inseridos aparecem.
    2- Estas sao as chamadas as RK (Right Keys) seguem o mesmo raciocinio que as LK e os nomes tambem, RK1,RK2,RK3,RK4,RK5,RK6
    3- Este botao serve para poder alternar para se utilizar tambem o teclado do computador para dar entrada dos dados!
    4- Teclado Alfabetico do FMC
    5- Teclado Numerico do FMC
    6- Botoes de atalho para as designadas funcoes explicitas neles

    Este e um exemplo do que aparece se no caso apertarmos no botao 3(umas letras KBD acendem) para usarmos o teclado do computador para escrever ao inves de clicar com o rato em cada um das teclas do Teclado Alfabetico e Numerico.





    O primeiro passo a tomar vai ser apertar no LK1, como podemos ver esta escrito do lado FMC, isto e para podermos aceder ao programa do FMS, que e o FMC!



    Aqui a pagina de Inicio onde aparece comecando do canto esquerdo superior seguindo para direita e descendo:
    Model: 737-700 - O modelo do aviao!!!
    Eng Rating: 24K - A potencia dos motores onde K significa mil, dizendo entao que os motores sao de 24,000lbs de empuxo!
    NAV DATA: AIRAC 0905 - Aeronautical Information Regulation and Control (Informacao Regulamentacao e Control Aeronautico) do ano de 2009 do mes de Maio
    ACIVE:MAY07JUNE03/09 - Indica a validade desta informacao, de 07 de Maio de 2009 ate, 03 de Junho de 2009
    OP PROGRAM: Informacao da programacao (Nao relevante para nosso uso)

    Para prosseguir apertamos no RK6 onde do lado diz POS INIT e nos abrira a seguinte janela:



    Usando o teclado do FMC (ou apertando no botao para activar e usar o teclado do computador), vamos inserir o codigo IVAO do aeroporto de Luanda, FNLU ele aparecera na direcao do LK6, depois apertamos no LK2 que coincide com a posicao de REF AIRPORT para podermos inserir a nossa referencia, o Aeroporto onde nos encontramos!



    No LK3 nao vamos inserir nada por nao ser necessario ele alinhar o IRS, outro assunto a ser explicado! Entao seguimos clicando no RK6 para proseguir para ROUTE (Rota) onde vamos preencher os dados todos para a Rota que vamos percorrer no nosso voo!



    Vemos que FNLU aparece logo embaixo pq acabamos de dizer que era o nosso aeroporto de referencia, caso nao apareca escreve-se de novo, depois basta so clicar no LK1 para inserir no campo do ORIGIN (Origem). (Lembre-se sempre que tenha um campo que desejar inserir algo tera que estar na posicao do LK6 e dps escolher um dos outros LK para poder inserir o que deseja.)



    Agora escrevmos FLLS que e o codigo do nosso Aeroporto de destino, ele aparece em baixo no LK6, pois entao nos vamos clicar no RK1 pois e onde nos queremos que ele va DEST. Ficando assim:



    Logo em seguida inserimos o numero do voo, com no maximo 6 digitos, para o nosso exemplo o voo da TAAG para Lusaka inserimos DTA588



    Apos inserir o numero do voo, procedemos para inserir a pista! Esta informacao da pista como voce sabem e baseada em dados Meteorologicos, ou Operacionais dependendo da situacao do Aerodromo. No caso de Luanda por norma usamos a pista 23 entao sera a que vamos assumir. Iremos reparar tambem que no PFD (Primary Flight Display) tambem nos aparecem certos dados uteis para confirmacao dos dados inseridos. Na ilustracao acima nao aparece nada, mas na imagem abaixo ja vemos que algo mudou apos termos inserido o numero da pista no LK3



    Uma vez isto, iremos apertar no botao que diz NEXT PAGE porque como podem reparar em cima no canto direito aparece 1/2 o que significa que esta e a primeira pagina de duas. Seguindo para a proxima pagina iremos comecar a detalhar a rota que iremos seguir para sair de FNLU ate FLLS, e abre a seguinte pagina:



    Para comecarmos precisamos claro que ter conhecimento de leitura de um FPL (Plano de Voo), o que usaremos e o seguinte

    FNLU DCT VOTAL UA400 EGSUD UA400 ETBOM DCT FLLS

    Que traduzindo fica: FNLU Directo para VOTAL, apos VOTAL na AIRWAY UA400 para EGSUD, de EGSUD continuando na *AIRWAY UA400 para ETBOM, e de ETBOM Directo para FLLS. Tenham em mente que nos ja temos FNLU e FLLS entao nao sera necessario inserir nesta pagina por isso comecamos assim.

    *AIRWAY - Aerovia, ou Corredor Aereo

    O lado esquerdo serve para indicar se e DIRECT ou entao a AIRWAY que sera utilizada.
    O lado direito serao os pontos especificos que vamos passar.

    Note: Que nos apenas colocamos alguns pontos que se encontram na AIRWAY, mas o FMC depois mostrar todos os pontos que se encontrem na mesma AIRWAY dos pontos que selecionamos. Veremos mais a frente.

    Como apos descolagem vamos directo para VOTAL (ou de acordo com a CLEARENCE e depois VOTAL) escrevemos VOTAL e clicamos no RK1 (Para os pontos que voamos DIRECTO para, nao e necessario escrever DIRECT e por do lado esquerdo, apenas as AIRWAYS devem ser inseridas.)



    Certos pontos vao ter duplicados, so que com coordenadas diferentes como o abaixo (Nao faz parte do plano de voo, mas como demonstracao eu postei)



    Seguindo, temos o nosso primeiro ponto no qual vamos chegar seguindo uma AIRWAY, primeiro inserimos a AIRWAY e colocamos no proximo espaco disponivel do lado esquerdo LK (No caso de nao existir ele mostrara uma mensagem NO VALID ENTRY). E em seguida inserimos o nosso proximo ponto EGSUD. Seguimos o mesmo procedimento para os restantes pontos, UA400 no LK3 e ETBOM no RK3. Caso nao haja mais espaco para inserir, vai chegar ate a LK5 e RK5 e so apertarem no botao Next Page e ele abrira uma nova pagina vazia para insercao de novos pontos.





    Apos ter terminado de inserir as rotas no RK6 esta escrito ACTIVATE, apertamos no RK6 e depois o botao do EXEC acendera, significando que esta pronto para executar o FPL. Entao apertamos no EXEC para confirmar!



    Assim que confirmamos aparece-nos outra opcao na mesma pag, o PERF INIT na RK6, apertamos para continuar com o planejamento do voo.


    O FMC do 737 e bem pratico e nos ajuda bastante quanto aos dados quanto ao combustivel e peso, noutros FMCs nos temos que ir a busca dos dados. Aqui nesta pagina para sabermos qual o nosso GW (Gross Weight - Peso Bruto) apenas precisamos clicar no LK1 e ele nos dara automaticamente ao mesmo tempo que o nosso ZFW (Zero Fuel Weight - Peso Zero Combustivel).


    E ficamos com o espaco do RESERVES em branco, ai inserimos o nosso combustivel de reserva que normalmente e a soma do combustivel, de espera, taxi, e alternante. No nosso caso pus um valor irrisorio apenas para demonstracao de 2,5. O COST INDEX serve para as companhias minimizarem os seus gastos operacionais dependendo tambem do seu tipo de operacao e dos valores de combustivel. Nos na TAAGv usamos 50. Hao de reparar tambem no canto direito em cima no RK1 que nao tem nada, mas assim que inserirem o COST INDEX ele mostrara logo um valor do nivel de voo que ele calculou para fazer o voo, mas do lado a seguir irao colocar o nivel de voo desejado por voces ou de acordo com o vosso plano de voo. E o nivel de voo vcs inserem de 3 maneiras: FL370, 37000, ou apenas 370 e depois apertam no RK1... Assim que inserirem o vosso FL acendera o botao EXEC para confirmar os dados e prosseguir para o proximo passo. Uma vez confirmado aparecera no RK6 N1 LIMIT e se clicarmos no RK6 nos abrira uma nova pagina. Esta pagina do N1 LIMIT e bastante complexa e nao precisa ser mexida necessariamente, por isso passamos e clicamos no RK6 TAKEOFF para irmos para a parte da descolagem!




    Na pagina TAKEOFF REF, temos as referencias que vamos precisar para a descolagem. A pagina inicia com a parte de FLAPS e V1 VR e V2 vazias, as quais teremos que preencher apenas os FLAPS. Normalmente em pistas longas FLAPS 5 e o suficiente, entao vao marcar 5 no teclado numerico e depois inserir no LK1. Para a selecao das velocidades basta simplesmente apertar nos respectivos botoes, RK1 para V1,RK2 para VR, e RK3 para V2. Apos terminar clicamos em nor RK6 para irmos para INDEX. Nesta pagina depois clicamos em POS para irmos para POS INIT.



    Uma vez na POS INIT clicamos na RK6 ROUTE para irmos para a pagina das ROTAS. Uma vez na ACT RTE apertamos no botao PREV PAGE para voltarmos para a Pagina Anterior e esta nos levara para primeira pagina da ACT RTE e termos a possibilidade de guardar o nosso plano de voo, uma vez guardado aparece na parte de baixo RK6 como foi guardado.




    Agora clicamos no botao de atalhos de menu PROG para ver o progresso do voo DTA588, aqui temos informacao da altitude, hora e combustivel que ele esta ou vai estar em determinados pontos, tais como outras informacoes do genero, tempo e distancia ate o TOC, quantidade de combustivel actual, e ventos!



    Em seguida clicamos no botao de atalhos de menu LEGS para ver verificar de que as pernas estao bem inseridas e de acordo com o plano de voo se as distancias coincidem.



    Agora nas etapas de voo temos o CLB CRZ e DES
    Clicamos no botao CLB para ver os detalhes da subida, temos que prestar bem atencao para no LK3 para que esteja limitado aos 250KT abaixo dos 10000FT.


    Na fase do CRZ podemos observar que o nosso FL Optimal e o FL385, dependendo da duracao do voo podemos alterar ou nao o Fl, no caso deste voo, podemos por FL390 e depois inserir no CRZ ALT LK1.





    E esta pronto para iniciar o seu voo. Em breve irei postar sobre mais detalhes e o processo para activar o FMC em voo!

    Meus Cumprimentos


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    Leandro Pompilio - Vice PCA - Instrutor Chefe TAAG Virtual / SonAir Virtual

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    Re: Programar o FMC

    Mensagem  AVG102 em Sex Ago 14, 2009 1:45 am

    Ta excelente Leo.

    Com isso espero que as duvidas relativas aos NG diminua. E bom aproveitar pessoal. Ler tb n custa. Parabens pelo trabalho Leandro, Magnifico!

    Abraco,
    NS Very Happy


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    Arte de Saber voar é um prodigio.
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    Re: Programar o FMC

    Mensagem  AVG189 em Sex Ago 14, 2009 3:22 am

    Boa leo, esta tudo mto claro msm!!!

    DTA210

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    Re: Programar o FMC

    Mensagem  DTA210 em Qui Ago 27, 2009 2:15 am

    por acaso esta magnifico, mas falta a parte do approach e landings

    mas contudo ta bue fx

    maningue nice
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    AVG158

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    Re: Programar o FMC

    Mensagem  AVG158 em Sex Ago 28, 2009 2:41 am

    Maningue,

    Esta foi apenas a primeira parte, o pessoal tem que treinar por partes, dps eu ponho aki a segunda parte que eh do cruzeiro, descida e approach!


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    Leandro Pompilio - Vice PCA - Instrutor Chefe TAAG Virtual / SonAir Virtual

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    Re: Programar o FMC

    Mensagem  DTA227 em Sab Nov 07, 2009 11:50 pm

    boa Pompas!!!!

    Esse tutorial ta muito bom ja consigo programar um FMC !!!!! Very Happy

    Abração

    VCS

    p_Scuba

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    Re: Programar o FMC

    Mensagem  p_Scuba em Ter Jun 29, 2010 10:33 pm

    Olá AVG150

    Por que não colocar no FMC o plano inteiro, como você mostro "FNLU DCT VOTAL UA400 EGSUD UA400 ETBOM DCT FLLS", ao invés de "FNLU DCT VOTAL UA400 EGSUD UA400 ETBOM" ?? Question

    ps.: Estou aprendendo agora o PMDG 737NG Rolling Eyes

    p_Scuba

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    Re: Programar o FMC

    Mensagem  p_Scuba em Qua Jun 30, 2010 4:06 am

    Opa

    É claro bounce eu so burro mesmo

    AVG256

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    Re: Programar o FMC

    Mensagem  AVG256 em Ter Jul 20, 2010 6:45 pm

    Ainda não sei mexer no FMC, mas vou tentar aprender brevemente. Very Happy
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    AVG158

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    Re: Programar o FMC

    Mensagem  AVG158 em Seg Jan 09, 2012 4:39 am

    Está no forno já a segunda parte deste Tutorial Programar o FMC 2


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    Re: Programar o FMC

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